Video of the Day

Páginas

Parceiros:

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

"Caso Megaupload" gera sua primeira condenação à prisão



Já são três anos desde o momento em que os Estados Unidos intensificaram seus esforços na caça ao site de compartilhamento de arquivos Megaupload. Só agora houve a primeira condenação à prisão. O “felizardo” foi o programador Andrus Nõmm, que se declarou culpado das acusações. 


Ele havia sido extraditado para território americano para poder responder às acusações de pirataria. Em seu julgamento, desistiu de lutar contra os processos e afirmou ser culpado de colaborar com a violação de direitos autorais ao desenvolver um site que lucrava com arquivos pirateados.

Por ter uma participação e uma posição pequena dentro da empresa, Andrus Nõmm terá uma punição “leve”, de apenas um ano na prisão. O fato de ele ter confessado o crime também ajudou a reduzir sua pena. 

Kim Dotcom, criador do Megaupload, lamentou a decisão. Segundo ele, o programador é inocente e só aceitou o acordo para superar os “três anos de abusos pelo Departamento de Justiça” e poder “seguir adiante com sua vida”.

Dotcom, por sua vez, também tem seus problemas jurídicos, apesar de ainda estar em liberdade na Nova Zelândia. Ele luta contra um processo de extradição para os EUA, onde seria julgado por violação de direitos autorais e certamente teria uma pena muito mais pesada do que a recebida por Andrus Nõmm. Outros “Megauploaders” também enfrentam situações parecidas, mas não parecem ter a mesma disposição para se entregar, o que pode dificultar bastante sua captura e punição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário