Video of the Day

Páginas

Parceiros:

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Processo pede inclusão de outras lojas de apps no Google Play



Talvez você não conheça, mas existem outras lojas de aplicativos para Android (como a da Amazon) além do Google Play, mas apenas a última é distribuída junto com o sistema. Isso gerou um processo por parte de outras empresas, que julga que o Google utiliza de práticas pouco competitivas, solicitando que a empresa abrace estes outros aplicativos dentro, inclusive, da Play Store.

A reclamação partiu do CEO da Aptoide, Paulo Trezentos. Ele solicita que sites como o seu recebam a aprovação do Google, que estaria tornando “mais difícil” a instalação de aplicativos que não estão na Play Store.

Para ele, “outras lojas de aplicativos deveriam ser disponibilizadas no Google Play, abrindo mais opções para o usuário”. Ele também diz que o Chromium, navegador de código aberto da empresa no qual se baseia o Chrome, já bloqueia o acesso a sites como o Aptoide.

Trezentos diz que com estas medidas “anticompetitivas”, o Google prejudica o consumidor, que tem menos opções, menos concorrência e, consequentemente, preços maiores.

No entanto, existe um problema na lógica do CEO. Supondo que a Aptoide comece a ser distribuída dentro do Google Play. Qualquer aplicativo que tenha intenção de ser disponibilizado nas lojas deveriam seguir as orientações da Play Store, então basicamente a distribuição de uma “loja dentro da loja” só criaria um intermediário a mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário