Video of the Day

Páginas

Parceiros:

terça-feira, 3 de junho de 2014

Loja do Google recebe games falsos relacionados à Copa



Grandes eventos sempre se tornam alvo do cibercrime, ou, no mínimo, de espertinhos tirando proveito da situação. A chegada da Copa do Mundo não é diferente. Jogos falsos já estão povoando o Google Play aproveitando a temática, segundo um relatório do Avast.

Os pesquisadores da empresa tem baixado aplicativos relacionados ao tema. Muitos dos que prometem ser jogos na verdade não eram. Outros coletam muito mais informações do que o necessário, como localização e outras contas do usuário, abrindo espaço para utilização indevida destes dados.

Um exemplo dado pela empresa de segurança é um app chamado Corner Kick World Cup 2014, que promete ser um jogo, mas ocupa 1 MB de espaço em disco. Ao abrir, o usuário é surpreendido com uma tela branca com uma série de pop-ups publicitários, em uma tentativa clara de lucrar sem criar absolutamente nada.

Outro, chamado Fifa 2014 Free – World Cup, parece um pouco mais ameaçador. Ele é instalado com um nome diferente, chamado “widereceiverfree”, e solicita informações que não são necessárias, possivelmente para fins escusos.

Claro, nem todos os aplicativos relacionados à Copa são maliciosos. Ao baixar algum, vale a pena olhar os comentários no Google Play para ver se vale a pena. Também é bom procurar aplicativos oficiais, que normalmente oferecem mais qualidade, embora isso não seja sempre verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário